terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Filtros!! Filtros!!! Filtros!!!

Falar de fotografia sem falar de filtros é como falar do desempenho de um automóvel e esquecer que existem pneus...Claro que é possível fotografar sem usar filtros, sejam eles físicos (adaptados nas lentes) ou digitais (do software), mas, sem dúvida, um filtro de boa qualidade, adequado a situação, é meio caminho andado. Viva as cores do mundo, use filtros, mesmo que a foto seja em preto e branco! Use filtros infravermelhos para tornar visível o invisível, filtros polarizadores para brincar com cores de uma forma inédita, filtros de densidade neutra para brigar com o sol na busca da foto perfeita, filtros coloridos para maior contraste em fotos PB, etc ! Use as cores do mundo!




O que é o filtro? Filtro é algo que vai entre a lente da câmera e o objeto. Pode ser um disco de vidro, um quadrado de gelatina, um pedaço de papel celofane, enfim, existem diferentes tipos de filtros. Mas o papel de todos é um só: ele é capaz de alterar a maneira como a câmera captura a luz. O filtro pode ser aditivo, adicionando ou misturando cores da imagem, ou subtrativo, retirando cores da imagem.



Vai fotografar no mato, lama, etc? Use filtros transparentes de proteção, pois é mais barato arranhar um filtro do que a lente da sua máquina. Ainda melhor, use filtros UV, que bloqueiam a radiação UV (!), protegendo sua lente e reduzindo um brilho azul que ocorre em praias, mares e alto de montanhas.





Vai fotografar em um dia de sol forte?  Não esqueça do filtro polarizador! Nuvens branquinhas contra um céu azul maravilhoso não são frutos de apenas coincidência: os filtros polarizadores bloqueiam ondas luminosas difusas, principalmente de tons acinzentados, permitindo a captura de tons puros, como azul, verde, branco, etc. Além disso, este filtro permite reduzir reflexos em vidros e outras superfícies, facilitando imagens através de vidros ou de paisagens com superfícies metálicas ou água, como aquele lindo mar verde transparente do Caribe que só aparece assim em fotografias...é uma ótima maneira de trabalhar a imagem sem ir ao Photoshop. A melhor maneira de utilizar um polarizador é estar a 90 graus do sol, o que pode ser obtido estendendo os braços paralelamente aos seus ombros enquanto, com o pescoço reto, olha para o sol: daí, basta apontar a camêra para onde suas mãos estavam mirando e você terá um lindo efeito através do polarizador.
Também é recomendado utilizar um filtro cinza, chamado Densidade Neutra (ND), em dias de sol. Muitas vezes, o excesso de luz restringe a possibilidade de tirar fotos em uma velocidade mais baixa e com abertura grande. O filtro ND pode auxiliar a criar imagens de cachoeiras que parecem fluxos de leite condensado ou de ruas com um fluxo borrado de pessoas andando. Para retratos, o filtro ND é útil para permitir aberturas maiores e assim criar um foco seletivo (menor profundidade de campo).










Vai fotografar gente? Alguns filtros tem a capacidade de difundir a luz através de microlentes e com isto esconder imperfeições da pele. Dê adeus aos cravos aparecendo, rugas marcantes e poros abertos.

Vai fotografar Preto e Branco? Vá atrás de filtros coloridos, geralmente amarelos ou vermelhos. Utilizando filtros coloridos é possivel aumentar o contraste de determinadas partes da imagem. A lógica é a seguinte: para reduzir o contraste de um determinado objeto, use um filtro da mesma cor que a do objeto; para aumentar o contraste, utilize um filtro de cor complementar. Por exemplo, um filtro vermelho é capaz de escurecer o céu azul criando um lindo contraste com as nuvens.


 

Está criativo? Busque filtros que possam atender a sua criatividade. A BW e a Tiffen fabricam filtros de excelente qualidade, assim como a Formatt, Heliopan e a Hoya. Os filtros Singh-Ray são fantásticos, pois permitem obter uma saturação de cores superior a de filtros convencionais. Os sites dos fabricantes não são úteis apenas para procurar filtros, para para  buscar literatura técnica e obter o melhor resultado com o seu investimento.

Boas Fotos!