segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Orientação e Corte

Pois é, entortar a camera produz efeitos diferentes na imagem. Isso decorre do fato que a maioria das cameras produz imagens retangulares e isto então permite diferentes orientações. Geralmente, chamamos a orientação onde o lado maior está na vertical de Retrato e a orientação oposta (com o lado maior na horizontal) de Paisagem. Claro que estes nomes não surgiram do nada e indicam a maneira mais tradicional de se fotografar uma paisagem ou fazer um retrato de uma pessoa.

Além de usar a opção mais simples de apenas girar a camera, o mundo digital nos permite realizar cortes na imagem de forma fácil, sem termos que ir ao laboratório fotográfico para solicitar estas alterações. Cortes verticais e horizontais podem transformar uma imagem medíocre em algo mais interessante ou ainda, permitem alterar as sensações que a imagem pode passar. Inseri abaixo um ensaio de cortes fotográficos em uma foto feita em João Pessoa, PB.

A foto abaixo é a imagem original. Ao tira-la, eu busquei capturar a paz e a solidão da praia. Mas retornar de viagem, percebi que a imagem era um pouco "chata" e não cativava o observador da maneira como eu imagina que poderia fazer.



entao, a imagem abaixo foi gerada. Notem como ela passa uma sensação diferente da imagem original, talvez pela percepção de maior profundidade de campo (embora não exista) e pelo posicionamento do guarda-sol como algo a ser alcançado após caminhada pela areia.



Já o corte abaixo induz a sensações distintas. O uso de um formato paisagem alongado (praticamente um cartão postal) passa uma impressão de algo deserto, talvez abandonado



Depois de todas estas alterações, percebi, para minha surpresa, que o corte inicial era o corte que mais me agradava! E isto serve como um comentário: a experimentação é a base da criatividade fotográfica! Experimente e veja os resultados dos seus testes!

Boas fotografias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário