Enfim, um novo assunto: profundidade de campo. Quando tiramos uma foto, é importante que os objetos estejam em foco. Certo? Depende! Depende por que, como já discutido antes , tudo depende do que o fotógrafo quer mostrar em sua foto. Ou seja, o fotógrafo pode optar por ter TUDO em foco ou apenas um único plano da foto em foco. E o quanto da imagem possui foco antes / após o plano de interesse é chamado de profundidade de campo!
Vejam as fotos abaixo: uma possui grande profundidade de campo (ou seja, boa nitidez ao longo de todo o campo da imagem) e outra não, a qual mostra nitidez apenas no plano da foto.
Tenha sempre em mente que a principal ferramenta de trabalho para alterar a profundidade de campo é a abertura da lente. Ok, ok, mas afinal o que é a abertura da lente?
Basicamente, o termo Abertura, ou f/número ou f/stop, significa o quanto de luz é enviado para o filme ou para o sensor da máquina. Isso significa que uma abertura pequena envia pouca luz e uma abertura grande envia muita luz. E a abertura é controlada por um diafragma que modifica o seu tamanho, conforme a imagem abaixo:
Se convencionou que a abertura das lentes variaria de forma a reduzir pela metade a quantidade de luz frente a abertura imediatamente maior. Matematicamente, o diâmetro do diafragma é reduzido por um fator de raiz quadrada de 2. Isso trouxe uma boa diversão aos fotógrafos, pois a definição dos valores de abertura são dados por uma equação, sendo f = 1/(raiz quadrada de 2 x o número de reduçoes aplicadas ao diafragma). Fácil? Longe de ser fácil!!!!
Vamos para a prática então: quanto maior a abertura, menor será o número pelo qual f será dividido. Ou seja, f/1 corresponde a uma abertura muito maior do que f/22. Veja abaixo:
Ou seja, ao alterar a abertura de sua lente, você altera também a profundidade de campo.
Mas atenção: as lentes estão longe de serem perfeitas! Logo, o uso de aberturas grandes (f/2, p.ex.) pode ocasionar a difração de luz internamente na lente e uso de aberturas pequenas (f/22, p.ex.) pode levar a um aumento das distorções internas da lente e aparecimento de aberrações cromáticas. Logo, a melhor qualidade optica das lentes é geralmente obtida entre f/5.6 e f/8.
No mais, use sua criatividade. Existem momentos onde f/2 será a abertura ideal, pois permitirá transferir toda a atenção para um único plano focal. Em outros momentos, f/22 permitirá a captura de uma imagem em todo o seu infinito...existem jornalistas que defendem apenas "use f/8 e esteja pronto!", ou seja, é o suficiente dos dois mundos. Enfim, a foto é sua! Divirta-se com as fotos abaixo e suas aberturas...e crie suas próprias. Um abraço!
f/11
f/5.6
f/25
f/14
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário