quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pausa para o café: Filosofando sobre composição e outras coisas.

Bom, estou viajando no momento, o que me atrapalha de escrever posts em que eu tenha que dar exemplos usando fotos, pois as fotos não viajam comigo...mas por não conseguir ficar sem escrever, resolvi debater um pouco sobre o porque de nos preocuparmos com a composição de fotos. Para fazer isso, vou roubar varias idéias de um filósofo da fotografia, chamado Roland Barthes, pois suas idéias me ajudaram muito a entender (ou entender menos ainda) essa coisa chamada fotografia.

A foto é o registro de algo, que pode ser um momento, uma emoção, uma pessoa, uma paisagem, qualquer coisa que você queira registrar, a fotografia é invisível porque nem sempre é aquilo que a gente vê. Mas esse registro tem, geralmente, a intenção de gerar uma imagem que chame atenção, igual a alguma coisa que uma criança aponte com o dedo, dizendo "lá, olha lá!!". E aí surge uma pergunta: o que cria o interesse?

O interesse vem em geral de duas coisas: a composição e a fatalidade.
A composição é o que temos discutido até o momento no blog e deriva do estudo, prática e geralmente segue um padrão determinado e utilizado por todos os fotógrafos. Roland Barthes chama isto de Studium e gera fotos boas, de qualidade, porém com um "que" de comuns, já que a maioria das pessoas treinadas e estudadas pensam e agem da mesma forma. Eu vejo que a maioria de minhas fotos se encaixam em algo assim, em maior ou menor nível, e assim se tornam "aceitáveis" ou "bonitas" por se adequarem a aquilo que se espera de uma boa fotografia.
Já a fatalidade, ou aquilo que marca a foto, é mais raro e dificil de fazer. Como prever o caminhar de uma freira pelo meio de bandidos? Como saber que o menino a sorrir tem um dente podre? Esse "ponto de exclamação"na foto, ou Punctum, é o que faz a diferença. Quer um exemplo? Veja a foto abaixo, publicada na capa da National Geographic



o que prende você na foto? As roupas? O rosto? ou os Olhos? Veja que esta foto tem algo que vai além do simples registro de uma imagem de forma tecnicamente boa. Ela tem o Punctum! O olhar da moça é aquilo que nós apontamos com o dedo, mostrando "lá, olha lá!!".

Pense nisso ao tirar sua próxima foto...o punctum pode ser mais significativo que a técnica...

Abracos e bom fim de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário