domingo, 2 de agosto de 2009

A composição da imagem - Regra dos Terços

Muito se fala a respeito sobre como compor uma imagem para fotografia. Um dos conceitos mais clássicos é a Regra dos Terços, Sequência de Ouro ou como você quiser chamar, que teve origem com um sujeito chamado Fibounnacci, aquele mesmo que ajuda a prever a bolsa de valores ou as proporções ideais de uma face.

A Sequencia de números de Fibounnacci consiste que um número, somado com seu anterior, cria um próximo número (1+1=2, 1+2=3, 3+2=5, etc) e esta sequência de números descreve a proporção de quase tudo na face da terra. Da Vinci usava esta regra de proporções para obras e a chamava de Divina Proporcione! Essa regrinha pode ser vista ao analisar o desenho de uma concha de um molusco


E é com base nisso é que uma das principais maneiras de se compor uma imagem é a utilização da regra dos terços, ou seja, dividir a imagem em 3 terços horizontais e 3 terços verticais e inserir o objeto de interesse no terço superior direito da foto. Em teoria, é onde mais nos chama a atenção. Mas a regra pode ser utilizada também para obter uma distribuição mais harmônica dos objetos na foto e ter proporções mais "naturais" entre os pontos de interesse na fotografia.











Iremos ter mais textos sobre composição fotográfica, mas é importante comentar que o ponto principal é ter certeza que, da maneira como a foto foi organizada, ela comunica exatamente aquilo que o fotógrafo gostaria de comunicar. Ou seja,não se trata apenas de colocar os objetos de uma certa maneira na foto, mas também se trata de iluminação, profundidade de campo e tudo o mais que pode ser utilizado para direcionar a atenção de quem olha para a foto. Logo, antes de apertar o botão, pense na cena, como você gostaria que ela fosse e o que você gostaria que fosse comunicado....boas fotos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário