domingo, 30 de agosto de 2009

Composição III - padrões geométricos, moldura natural e cortes da imagem

De volta de viagem, volto a falar sério (!) aqui no blog. Bom, já exploramos os aspectos tradicionais de composição com o objetivo de deixar a foto mais atrativa para quem vê e garantir a entrega da mensagem pensada por quem tirou a foto. Agora vamos ver algumas coisas para refinar ainda mais a fotografia.

1. Uso de Padrões Geométricos.
Imagens com padrões geométricos, ou seja, linhas, quadrados, retangulos, etc são de grande uso na fotografia porque eles interagem com o formato da foto em si. Não podemos esquecer que a foto é, geralmente, um retângulo, praticamente uma janela para um outro mundo. Ou seja, ela emoldura uma imagem, o que faz com que padrões geométricos nesta imagem interajam com a geometria desta moldura. Veja a foto abaixo, de um prédio em Boston, como um exemplo. Note como a "esquina" do edifício gera uma tensão no primeiro terço da fotografia, obrigando o leitor a percorrer a imagem tanto para o lado direito como para o lado esquerdo.



A foto abaixo, tirada em Búzios, também possui objetos geométricos formados pelo contraste de cores entre os muros e paredes. Notem como a harmonia do contraste geométrico das cores relaxa os olhos e os deixa a vontade para olhar a boneca e pensar sobre seus pensamentos...




2. Molduras Naturais
Na minha opinião, só o conceito de uma moldura dentro de outra moldura já vale o experimento por si só! A ideia é utilizar uma moldura interna na foto além da moldura já oferecida pela foto em si! Não é fantastico? Isto não somente foca a atenção do observador no objeto emoldurado, como, muitas vezes, oferece todo um contexto para a fotografia.
Veja a foto abaixo, tirada no Grand Canyon. Note a pessoa dentro da moldura formada pela rocha. Sem a pessoa, esta fotografia seria totalmente desprovida de graça e bastante plana, mas com a pessoa a fotografia não somente ganha um ponto de atenção mas também ganha uma história...o que será que a moça está pensando?



O mesmo vale para as duas fotos abaixo, em Paranapiacaba. Sem as molduras naturais, seriam fotos desprovidas de vida.





3. Cortes da Imagem

A pergunta é: quem disse que uma foto precisa conter apenas uma única imagem e ter proporções tradicionais de 3x4, 10x15 ou coisas assim? Muitas vezes, a ousadia nos cortes ou nas imagens faz com que a foto ganhe uma história ou ainda, possa ser vista com outra perspectiva.
Veja a foto abaixo, como um exemplo. O uso de uma única imagem talvez reduzisse o momento vivido na foto a algo estático, sem interesse. A colagem de 4 imagens deu a foto uma história, movimento e alegria, além de outras sensações que possa despertar em quem lê a imagem



Já esta foto abaixo se utiliza de um corte de tamanho não tradicional. Como o objetivo era passar uma sensação de amplitude, de altura e exposição ao ambiente natural, este corte estilo "cartão postal" permite ao leitor vivenciar sensações diferentes das que surgiriam em um corte tradicional.



Boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário