sábado, 8 de agosto de 2009

Composição - Simetria, Dispersão, Diagonais e Sobreposição

Bom, agora que já falamos sobre a regra dos terços, que é, talvez, um dos conceitos mais fortes em composição, vamos comentar um pouco sobre outros pontos a serem levados em consideração ao compor a imagem para uma fotografia.

1. Simetria

Geralmente, ao ver uma imagem simétrica, pensamos em algo sólido, estável e forte! Outro ponto importante ao buscar compor utilizando simetria é o fato de que o resultado, geralmente, traz uma imagem de incrível simplicidade. Para uma composição simétrica, busca-se imagens que se repitam pela fotografia e que tenham pontos de interesse que se destaquem deste fundo simétrico. Note a simplicidade da imagem dos guarda-sóis de sape, a força e rigidez da imagem do barco e a estabilidade e paz da imagem da casa refletida no lago.







2. Movimento Radial

As composições radiais buscam um movimento de imagem de onde os objetos partem do centro da imagem e se espalham por ela. Automaticamente, isto traz vida para a foto, mesmo que os objetos estejam parados. Nas imagens abaixo é possível ver a dispersão da imagem de vaquinhas de plástico presas por arames, obtida não somente através da disposição radial do objeto, mas também do desfoque seletivo deste, além da dispersão radial das flores na segunda imagem e de agua na terceira imagem. Note como este movimento automaticamente traz a atenção de volta ao centro da imagem e a distribui ao longo do objeto







3. Movimento Diagonal

Linhas diagonais que partem de uma extremidade da imagem para outra são elementos muito fortes que levam o olhar de quem observa a imagem. Desta forma, é possivel não só ganhar movimento na imagem, mas também induzir ao leitor percorrer o caminho indicado pelas linhas diagonais.

Veja como seus olhos caminham automaticamente pelas linhas diagonais destas imagens.







4. Sobreposição

Quando objetos se sobrepõe em uma imagem, a primeira coisa que salta aos olhos é a profundidade de campo existente na fotografia. Certamente não passará desapercebido ao leitor o fato que, nesta imagem, existem objetos distribuidos de forma tridimensional. Além disto, é interessante convidar o observador a verificar os contrastes e a dinâmica entre os objetos, que parecem próximos e não estão. Na imagem abaixo, pode se ver o forte contraste entre os dois edifícios ou da cortina vermelha e a arvore arroxeada.






No próximo post veremos outras técnicas de composição.

Grande abraço e boas fotos.

6 comentários:

  1. Esse post sobre composição porque mesmo fotógrafos amadores podem utilizar bastante. Suas fotos são ótimas!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. muito proveitoso para mim sua resenha.
    Estudo artes, para vestibular, procuro unir minha paixão pela arte com a preção/obrigação de estudo focado, mas gosto tanto de artes que não consigo me resumir ao estudar, busco sempre um detalhe a mais e seu post me ajudou muito a sentir a obra...tenho visto um grande avanço em meus estudos com a analise da composição das fotos/quadros...

    ResponderExcluir
  3. não gostei não mim ajudou em nada, mais para outras pessoas que consiguiriram o que queriam parabéns

    ResponderExcluir