sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Documentando Viagens - um desafio

Acredito que cada pessoa tenha seus motivos para viajar...ums viajam para ver coisas novas, outros para arejar a cabeça, alguns para ficarem sozinhos e pensarem sobre si mesmos ou para não pensarem em nada...enfim, os motivos que levam uma pessoa a uma jornada fora de seu círculo diário de vida podem ser muitos. Mas nosso interesse nestes objetivos alheios se inicia no momento em que o viajante possui, além de roupas, passagem, biscoitos e uma garrafa de Bourbon, uma máquina fotográfica! Gosto muito de um livro de Robert Adams, Why People Photograph, onde ele discorre sobre motivos e fotógrafos, mas, como um conjunto, ele pontua Colegas, Humor, Coleções, Escrever, Ensinar, Dinheiro e Cachorros como os motivos principais que levam alguém a fotografar. E eu pergunto: onde ficam as viagens? Quantas pessoas se preparam para fotografar a viagem antes mesmo de começar a jornada? Eu adiciono aqui então, humildemente, na lista do senhor Robert Adams, as Viagens!

E por que fotografar viagens de forma documental, ou seja, capturando coisas que nós achamos que irão nos marcar? Creio que, a exceção dos que documentam viagens para enviar à National Geographic ou a um caderno de viagens de um jornal qualquer, geralmente fotografamos POR QUE TEMOS MEDO DE ESQUECER. Incrível, não é? Não confiamos em nós mesmos, mas confiamos na máquina fotográfica! Vamos então celebrar este esquecimento com vívidos retratos do que não poderia ser deixado para trás!


Esta foto foi feita na Route 66, no Arizona em 2006. O principal objetivo era documentar a solidão desta viagem e o estado decaído da estrada. Busquei criar um guia para os olhos de quem observa a foto, utilizando para isto a linha central que divide as pistas da estrada. Na edição, criei uma imagem em sépia e com um forte "vignetting" , ou seja, estas bordas escuras com formato circular. Desta forma, busquei documentar não somente a estrada, mas as sensações.





Esta foto foi realizada próximo ao Montezuma Lake, também nos arredores da Route 66. Na época, fiquei sensibilizado pela beleza do céu, pela solidão dos campos e pelo ambiente "primitivo" em contraste com meu conforto em um carro com ar condicionado e resolvi traduzir isso em uma imagem.




A mesma coisa que na foto anterior, mas sem o carro.



Nesta foto, o básico. Eu documentando minha passagem por um dado lugar. Este é o tipo de foto documental mais comum em viagens. Você vai a algum lugar, tira uma foto para mostar para todo mundo e depois descobre que 99% das pessoas não se interessam por ver isto!






Esta foto foi realizada em uma de minhas viagens às montanhas, outra paixão! Eu senti incrível necessidade de documentar a vista que tinha na pousada, portanto não bastava fotografar a vista, precisava fotogravar a varanda da pousada também!

Enfim, não há nada errado em documentar suas viagens! O que está errado é você não fotografar!

Boas fotos, boas viagens, boas estradas e boas montanhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário