sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Viagens: documentário ou ato artístico?

Após um breve interlúdio cercado de trabalho, o que me impediu de escrever mais, estou de volta juntamente com uma taça de um Carmenére chileno...quem disse que fotografar e beber é proibido?
No meio deste momento alcoolico degustativo me ocorreu o seguinte: qual a melhor maneira de fotografar uma viagem? De forma geral e ampla, me ocorreram duas maneiras básicas de aproveitar fotograficamente uma viagem: 1. Documentário , 2. Artistico. Contudo, são formas bem distintas e exigem do fotógrafo um comportamento completamente diferente em cada situação, afinal, para documentar uma viagem será importante tirar fotografias de todas as pessoas, dos lugares, dos momentos, enfim, algo que contenha a emoção existente na viagem em si. O segundo modelo, o artístico, solicita um desprendimento do fotógrafo para com os momentos, pessoas, lugares e que foque em detalhes e possibilidades artísticas. Em suma, não existe projeto fácil!

Olhando por outro ângulo, tudo irá depender do objetivo, da vontade e dos sentimentos do fotógrafo para com o momento o qual ele está vivenciando. Irei caminhar por cada um dos estilos em posts futuros, mas  resolvi dar um passeio breve pela internet com o objetivo de observar fotograficamente o que se apresenta.

O primeiro blog visitado foi o do Sampa Bikers, basicamente pelo fato de que ciclismo é, certamente, uma de minhas paixões (mais uma!). E lá tive a oportunidade de ver um excelente exemplo de fotografia documentária sobre a viagem do Paulo de Tarso, fundador do Sampa Bikers, a Europa.



Esta foto é bem interessante, fazendo um bom uso da regra dos terços (embora invertida) e da diagonal da pista. Ou seja, não dá para dizer que foi uma foto tirada " sem querer" , mas uma fotografia interessante com o objetivo de documentar a passagem das bicicletas pela Via Claudia na Italia.


Esta outra imagem faz uso das diagonais de uma forma ainda mais contundente, ampliando a sensação de profundidade de campo para quem observa a fotografia. Mas, novamente, o principal objetivo desta foto é documentar a bicicleta na viagem. Visitem o blog do Sampa Bikers para mais fotografias.

Enfim, espero que este tenha sido um bom exemplo de fotografia documental em viagens. A fotografia documental pode ser de excelente qualidade e ainda assim documentar uma viagem ou um lugar. Vamos falar disto mais adiante.

Boas fotos, bons vinhos e boas pedaladas. Não fujam da escravidão a suas paixões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário