Para os fotógrafos de plantão, esta é uma oportunidade para tirar fotos (como se houvesse algum momento onde não existisse a oportunidade de tirar fotos...)! E, portanto, hoje vamos falar de fotografia esportiva!
Possivelmente, os fotógrafos de esporte e fotojornalistas foram os primeiros a entrar no mundo digital: sem filme, imagens mais rápidas, jornal na banca no dia seguinte! Enfim...de qualquer maneira, independentemente da tecnologia utilizada para obter as imagens, um bom fotógrafo esportivo precisa, antes de mais nada, saber o que ele quer obter das imagens. Seguem então algumas regrinhas básicas:
1. Concentração: o esporte é feito de detalhes. Portanto, na maioria das vezes, utilizar uma grande abertura pode garantir que o fundo da foto não atrapalhe o que você quer mostrar
2. Conheça seu esporte
Quanto mais você conhece o esporte, mais você consegue prever quando coisas interessantes irão acontecer. Com exceção de xadrez, bocha, jogo de damas e levantamento de copos, a maioria dos esportes tem movimentos bem rápidos, o que dificulta a fotografia: nunca imagine que o seu dedo é mais rápido do que o soco de um lutador de boxe! O risco de você tirar fotos atrasadas é grande, porque quando o botão disparador da máquina for apertado, o evento já aconteceu e talvez já até terminou.
3. Tire foto do que você precisa! Não há necessidade de tirar foto de tudo o que acontece...muitas vezes um detalhe é mais rico do que toda a cena ao redor
Além disso, não se esqueça: a velocidade é algo importante neste tipo de fotografia, permitindo um algo grau de criatividade ao congelar a imagem e borrar o fundo ou borrar propositadamente a imagem e congelar o fundo, visando denotar movimento.
E, como comentário final, não se esqueça do famoso "making of" ou "por trás das cenas". Isso é sempre interessante
Boas fotos neste dia esportivo!!